quarta-feira, 30 de abril de 2008

Ronaldo no motel


A história envolvendo o jogador Ronaldo e travestis aconteceu na segunda, 28/04. Hoje, quarta 30, recebi um e-mail dizendo que o motel divulgou fotos comprometedoras do caso. Quanta criatividade, hein?


É óbvio que o e-mail é falso. Além de falso é ignorante, o que significa "empressa"? Ou o autor do golpe quis dizer imprensa?

Confira a imagem do e-mail. Se você receber, por favor não abra. As aparências enganam...

segunda-feira, 28 de abril de 2008

E os transgênicos?

A alta dos preços dos alimentos está ocupando o noticiário nas últimas semanas, principalmente porque pessoas "influentes" como Robert Zoellick, presidente do Banco Mundial e Condoleezza Rice, secretária de Estado dos Estados Unidos, disseram que os biocombustíveis são um dos responsáveis pelo aumento dos preços no mercado mundial.

Logo que as primeiras críticas foram feitas aos biocombustíveis, o governo brasileiro correu para demonstrar que o "nosso" álcool e o biodiesel não tem nada a ver com isso. A mídia aproveitou para fazer o mesmo, afinal a "tecnologia brasileira" dos carros flexíveis e a descoberta de novos campos de petróleo podem transformar o país em "uma potência energética".

No entanto, tenho visto poucas críticas em relação aos transgênicos. Relatório da Organização das Nações Unidas indicam que as técnicas agrícolas precisam mudar e o plantio de sementes transgênicas deve ser proibido.

O principal argumento utilizado para defender as sementes geneticamente modificadas era aumentar a produção de alimentos e assim acabar com a fome. E agora? Como a Monsanto e a Bayer, vão justificar a necessidade de plantio de suas sementes?

A Romênia, um dos principais produtores de milho da Europa, decidiu abolir as plantações que utilizavam um tipo de semente da Monsanto. O milho é a única cultura comercial que utiliza sementes transgênicas no continente europeu.

O jogo de interesses envolvido nessa discussão envolve bilhões de dólares e a vida dos habitantes do planeta. Quem tem razão? Quais as causas para o aumento no preço dos alimentos? Quem vai conseguir pagar a conta? E mais: cadê a responsabilidade socioambiental?

Pôr-do-sol


Final de tarde do domingo 27 de abril no Aeroclube de Bauru-SP.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Fórum terá demonstração do Ginga

Porto Alegre vai sediar o 9º Fórum Internacional Software Livre, conhecido por "fisl", entre os dias 17, 18 e 19 de abril.

Além das novidades na área do software livre, o fórum terá espaço dedicado para a tv digital e o middleware Ginga.

Enquanto empresários brasileiros participam de uma feira em Las Vegas, entre os dias 11 e 17 de abril, tentando vender o sistema brasileiro de tv digital (sbtvd) sem qualquer tipo de demonstração do Ginga, o "fisl" terá a participação de pesquisadores que trabalharam no desenvolvimento do middleware.

As palestras vão abordar como o sistema foi estruturado, padrões de transmissão e codificação. Também deve promover oficinas ensinando os participantes a programar para a interatividade na TV Digital.

Informações sobre o fórum podem ser obtidas aqui.

Você não sabe o que é o Ginga?? Então conheça aqui.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Internet 10 mil vezes mais rápida

O European Organization for Nuclear Research, conhecido pela sigla CERN*, apresentou uma "nova internet" batizada de the grid (a grade).

A nova rede promete ser 10 mil vezes (não são dez vezes, são dez mil vezes) mais rápida que a Internet atual. Segundo o site britânico TimesOnline*, uma pessoa no Japão poderia fazer o download da obra completa dos Rolling Stones baixando os arquivos de algum servidor na Grã-Bretanha em menos de dois segundos.

O CERN estima que a rede estará disponível para os consumidores em um ou dois anos.

Inicialmente o uso da nova rede será restrito para pesquisadores, assim como foi o início da Internet no século passado.
(* sites em inglês)

terça-feira, 8 de abril de 2008

Dengue 10 X 0 Cidadania

O Jornal da Cidade (JC) de Bauru publicou hoje (08/04) reportagem sobre os "absurdos" encontrados pelos agentes de saúde do município durante os trabalhos de combate contra a Dengue.

Entre os casos relatados pelos agentes há o de uma pessoa que criava as larvas do Aedes Aegypti dentro de um aquário para usar como alimentação dos peixes. O "criador de mosquitos" é morador de um dos bairros nobres da cidade.

Outro aspecto revelado pelos agentes é sobre a postura de pessoas com nível superior e moradores das regiões ricas da cidade. Em geral, essas pessoas são as que menos colaboram e em muitos casos impedem o trabalho dos agentes. São médicos, advogados, dentistas e pessoas com formação de nível superior.

No dia 25 de março o diretor da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, coronel Souza Filho, disse que os moradores das favelas são os que mais contribuem e se envolvem nos trabalhos de combate ao mosquito.

Estas constatações são uma amostra do quanto a atitude das pessoas é egoísta e irresponsável. Isso para não dizer que é de uma ignorância completa o sujeito acreditar que pelo fato de ser médico, advogado ou qualquer outra coisa, o impeça de colaborar com o trabalho realizado pelos agentes públicos.

Ou será que essas pessoas acreditam que o mosquito só aparece em pneus abandonados e garrafas jogadas em terrenos baldios? O mosquito não escolhe lugar pelo nível socioeconômico e tampouco os muros dos condomínios são capazes de impedir sua proliferação em piscinas e playgrounds.

Concordo que haja falha dos governos federal, estaduais e municipais. Porém, a prevenção não depende apenas deles. Diálogo, conscientização, engajamento, fazer a sua parte poderia mudar as manchetes dos jornais.

O que me deixa tranquilo é que em breve alguém terá a brilhante idéia de inventar o condomínio anti-dengue: cercas elétricas capazes de eletrocutar o menor mosquito que ouse a ultrapassar os muros do empreendimento...