sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Vergonha alheia


"Situação da educação é vexatória; me envergonho" - essa foi a manchete da entrevista concedida pelo governador do Rio, Sérgio Cabral, para a Folha desta sexta. Quem lê a entrevista fica com a sensação de que o foco não era educação.

No site do jornal, a manchete destacou outra frase do entrevistado: "Discurso contra privatização tucana é bobagem", disse Cabral.

O que é mais importante: o reconhecimento do governador sobre a sua falha em gerir a educação estadual ou sua opinião pessoal sobre a política e as privatizações? Para a Folha, o foco era a defesa das privatizações.

Após responder sobre a avaliação do governo Dilma, o governador foi perguntado 'sobre impacto desse "Privataria Tucana" [livro que trata de supostos desvios de recursos durante privatizações do governo FHC]?' Pela pergunta, já dá para perceber como o jornal trata o livro do jornalista Amaury Ribeiro Jr.

Com passagem pelo PSDB, Cabral defendeu as privatizações. Depois falou para os planos para 2014, suas relações com empresários, a política para a segurança pública...

Sobre educação, respondeu uma única pergunta colocada no fim da entrevista. Disse que errou no primeiro mandato, mas que o secretário de educação está fazendo um trabalho emocionante. Que trabalho é esse? Não temos resposta.

O governador afirmou ainda que seu compromisso é estar entre os cinco primeiros do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Atualmente o Rio está na penúltima colocação. O que será feito para atingir esse objetivo? Também não temos resposta.

E assim termina a entrevista... sem respostas sobre como o Rio vai sair da situação da qual o próprio governador se diz envergonhado. Mas já sabemos quem serão os candidatos de Cabral para 2012 e 2014.