quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Não reclame com o Bispo...

Essa semana vivi duas situações no guichê de caixa do banco onde estou trabalhando, que gostaria de compartilhar com vocês.

Situação UM
O cliente, todo vestido de branco, chega no guichê para pagar dois boletos (títulos de cobrança, bloqueto, aquilo tem vários nomes...). Um dos boletos era a anuidade do Conselho Regional de Fisioterapia e deduzi que ele era um médico.

Ele não trazia cheque ou dinheiro, queria pagar os boletos debitando os valores da sua conta-corrente e me deu o cartão. Nenhum dos boletos estavam vencidos, portanto ele poderia ter pago no caixa eletronico, na internet, nas casas lotérias, pela central de atendimento por telefone (e nem pagaria a ligação, pois é 0800). Porém preferiu ir até a agência, passar pela porta-giratória amaldiçoada por barrar telefones celulares e pegar a fila para pagar seus boletos. Tudo bem, ele tem todo o direito de querer pagar os boletos no caixa e eu fiz o meu serviço.

Depois de efetuar os pagamentos e devolver o cartão ao cliente, ele me pergunta:

- Vocês estão recebendo o IPVA?

Respondi que sim, no entanto no guichê não era possível receber apenas com o código do Renavam, era preciso utilizar os caixas eletrônicos, a internet, o telefone, as lotéricas, mas no guichê não era possível. E realmente não é possível, o sistema utilizado não possui opção para o recebimento do IPVA com o código do Renavam, só é possível receber guias com código de barras e o papel enviado para os donos de carros não possui código de barras.

O cliente retruca:

- Mesmo depois da denúncia?

Ele se referia a uma matéria no jornal, na qual a reportagem "denunciava" a recusa dos caixas em receber o IPVA. Eu não li a matéria e sabia do assunto por alto porque alguém comentou. O cliente começou a esbravejar, dizendo que aquilo era errado, etc etc e foi embora resmungando. Detalhe: ele não foi pagar o IPVA! Ele já tinha pago...

Pergunto: eu fiz o sistema não receber com Renavam? Fui o responsável pelo aviso colado na porta da agência informando que só é possível receber pelos caixas eletrônicos?

Eu sequer sugeri que ele usasse os meios eletrônicos para o pagamentos dos boletos, coisa que nós somos instruídos a fazer para que não haja muitos clientes nas filas dos caixas. Todos os bancos, sem exceção, cortaram drasticamente o número de caixas e a tendência é extinguir a função. Há quem prefira pagar suas contas no caixa para fugir da CPMF, pois a pessoa está com o dinheiro em mãos ou recebeu algum cheque de outra pessoa e aproveita para pagar as contas.

O cliente em questão pagou CPMF porque foi preciso efetuar o saque da conta para que os boletos fossem pagos, portanto ele não teve nenhum benefício ou vantagem em ir até o banco e reclamar o não recebimento do IPVA através do caixa. Se ele estava estressado, solitário, deprimido ou qualquer problema psicológico, procurasse um psicólogo, terapeuta, psicanalista, pois eu sou caixa e não estou ali para resolver esse tipo de problema.

Quer reclamar? Ligue na ouvidoria, faça uma denúncia no Banco Central. Eu não posso fazer absolutamente nada. Além do mais, a própria Secretaria da Fazenda recomenda o pagamento através da internet, caixa eletrônico e lotéricas... O ditado popular "Vá reclamar com o Bispo!" não funciona para esses casos...

Situação DOIS
Um jornalista aparece para pagar um boleto vencido. Quem emitiu o boleto determinou que ele não seja pago após 60 dias da data de vencimento. Se o emitente do título diz que o mesmo não pode ser pago depois de 60 dias de vencido, nenhum caixa pode receber. O boleto do jornalista estava vencido a 61 dias. Ao ser informado pela caixa (presenciei a cena), o diretor executivo de uma emissora de tv (o jornalista em questão) começou a falar alto, indignado com a recusa. Alegou que o mês passado já tinha pago um título vencido. A caixa tentou explicar que com 61 dias não era possível receber. Ele então pagou a parcela seguinte e foi embora sem ao menos responder o obrigado da moça.

Pergunto: quem atrasou o pagamento? precisava esperar 61 dias para pagar? ele conseguiu o dinheiro para pagar de um dia para outro e por isso não conseguiu pagar antes de completar os 60 dias? a moça do caixa foi a responsável pela emissão do boleto? ela foi a responsável pela instrução proibindo o recebimento após 60 dias?

O fato dele ser jornalista, diretor executivo de uma emissora, apresentar programas de tv, não o qualifica para desrespeitar uma pessoa que está no exercício de uma profissão, tampouco significa que ele possa ser mau educado e falar alto tentando impor respeito, ainda mais em relação a uma mulher grávida (a caixa está grávida de 5 meses). Só faltou o famoso: você sabe com quem está falando?

Por essas e outras eu peço: não seja ignorante. O fato de ocupar uma posição mais alta que o outro não o habilita a pisar em outras pessoas.

Reclame com o responsável, utilize os canais criados para isso, procure o Procon, agências de fiscalização. Conheça seus direitos, tenha argumentos. Não faça escandalos, "shows", não precisa subir o tom de voz. Quem está na sua frente é tão ser-humano quanto você, passível de errar e merecedora de respeito.

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