domingo, 27 de maio de 2007

Javali e blogs

Duas notícias sobre relação de trabalho, publicadas no Invertia, me chamaram a atenção.

A primeira delas, publicada em fevereiro, informa sobre uma ação movida por um ex-empregado contra a Ferroban (Ferrovias Bandeirantes). Na ação por danos morais, o ex-empregado pediu indenização porque foi apelidado por colegas de trabalho como "peixe morto" e "javali". A expressão javali, segundo o site, seria "aquele que já valeu alguma coisa para a empresa".

O funcionário entrou na empresa em 1973, exercendo diferentes funções até 2000, quando foi rebaixado. Pressionado pela Ferroban a participar do Plano de Demissão Voluntária (PDV), ele não aceitou a proposta e a partir de então passou a ser ridicularizado, ficando inclusive sob licença remunerada. Em 2002, se desligou da empresa.

O Tribunal Superior do Trabalho deu ganho de causa ao ex-empregado, que receberá uma indenização de R$ 84 mil.

A Ferroban foi vencedora do leilão da antiga Fepasa (Ferrovia Paulista) e atualmente faz parte do grupo Brasil Ferrovias.

Já a segunda notícia, publicada na sexta 25, informa que comentários maldosos, agressivos ou revelação de segredos sobre a empresa em que trabalha pode justificar a demissão do funcionário.

A consultoria Croner, da Grã-Bretanha, fez o alerta depois de ouvir 2 mil pessoas que mantém blogs ou diários na Internet. A pesquisa revelou que 39% dos entrevistados fazem comentários maldosos sobre o trabalho.

Nenhum comentário: