domingo, 3 de junho de 2007

No meio do caminho tinha uma pedra...

Diante do aumento da adesão à greve e do tamanho da mobilização entre estudantes, professores e funcionários das universidades estaduais paulistas, José Serra resolveu partir para a disseminação da discórdia.

"Para Serra, alunos deveriam cobrar saída da reitoria
O governador de São Paulo, José Serra, afirmou que a invasão à reitoria da Universidade de São Paulo, que completou um mês neste domingo, é "um enorme desrespeito á autonomia universitária". Serra diz que os demais estudantes da universidade devem "cobrar dos invasores a desocupação da reitoria e o funcionamento normal da universidade". A declarações foram dadas ao jornal O Estado de S.Paulo, que circula neste domingo." (Portal Terra)


José Serra sabe que há estudantes contrários à manifestação e tenta se aproveitar da situação. Na sexta o portal G1 publicava matéria informando que os alunos estariam divididos. Mesmo que a reitoria seja desocupada, os professores e funcionários da USP estão em greve. Portanto a universidade não voltaria a funcionar normalmente.

Pelo visto o governador está ficando sem alternativas. Desde o dia 16 de maio a justiça concedeu mandato de reintegração de posse. Serra não será (ou seria?) louco de mandar a tropa de choque da PM cumprir o mandato. O governo já tentou usar do terrorismo psicólogico, uma vez que a PM poderia chegar na Cidade Universitária a qualquer tempo. Não deu certo.

Usar a PM para a retirada dos estudantes seria um desgaste de imagem maior que o buraco do metrô. O motivo é simples: tropa de choque e manifestantes é uma mistura explosiva, da qual dificilmente não haverá agressões. Ver estudantes sendo retirados da universidade através da repressão policial seria relembrar a ditadura. E agora, José?

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente Gu, polícia no Campus lembra ditadura, mas será que não é isso o que o governador está tentando, terror psicológico, já que ele não é capaz de se reunir com representantes do movimento e, ao menos, ouvir suas necessidades? E ainda posa de bom moço fazendo decretos-declaratórios e "evitando" o confronto direto entre PM e manifestantes... A mídia está amando!
Bjo
Re