sábado, 8 de setembro de 2007

Somos todos piratas

Depois de enfrentar críticas por escolher o padrão japonês para a TV Digital no Brasil, agora as críticas são relacionadas ao uso de um sistema anti-cópia que impediria a gravação dos programas transmitidos pelas emissoras de tv.

Até agora não sei se foi decidido ou não se o sistema anti-cópia será utilizado. Em 24/08/2007 foi publicada a seguinte matéria na Computerworld:



Ministério das Comunicações diz que questão do bloqueio de conteúdo em TV Digital é mal interpretada

Hélio Costa diz que tem lido muita informação errada em relação à polêmica da permissão de cópias ilimitadas de conteúdo e que isso será definido pelo presidente

Por Luiza Dalmazo, do COMPUTERWORLD

O Ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmou que tem visto muita informação circulando que não corresponde ao que de fato está se discutindo no governo. "Está claro que será permitido fazer uma cópia dos programas de televisão transmitidos em alta definição - o que estamos definindo é se será possível fazer isso repetidas vezes, porque pensamos que os produtores do conteúdo têm o direito de ter suas obras preservadas", afirma.

Costa também informou nesta quarta-feira (22/08/07) que a decisão final sobre a questão de permissão das cópias ilimitadas de conteúdo em alta definição na TV Digital será tomada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ministro lembra, no entanto, que é preciso esclarecer que o que será definido pelo presidente é a possibilidade de fazer repetidas cópias de programas de televisão em alta definição de um mesmo aparelho. "Mas fora isso, está tudo autorizado e se a pessoa tiver três televisores em casa, pode fazer três cópias da programação de um canal", esclarece.


Se a pessoa faz uma cópia, ela poderá fazer milhares de outras cópias a partir da primeira cópia. Estou certo? Tanto faz...

Fato é que nem nos Estados Unidos o sistema anti-cópia foi implantado. Chegaram a conclusão (óbvia) de que era muito caro e poderia ser desbloqueado em breve. Mas eu não duvido que ele seja adotado por aqui. Os estúdios de cinema de Hollywood estão pressionado a adoção do sistema e ameaçam não vender seus filmes para as emissoras brasileiras (seria o fim da Tela Quente ou do Supercine??).

As emissoras, por sua vez, também querem a adoção do sistema. Não que elas tenham medo de ficar sem os filmes, mas por terem pago milhões na produção de suas novelas e de repente um mané qualquer grava os capítulos e vende numa banquinha...

Todos partem do pressuposto de nós, telespectadores, somos todos piratas. E quando o conteúdo não está disponível no Brasil? Veja o exemplo Quando o jeito é piratear.

Para entender um pouco mais do assunto, vale a pena conferir:
Professor da FGV critica mecanismo que impede circulação de conteúdos digitais
Who Controls Your Television? (em inglês)
Bloqueio de gravação na TV digital prejudica o consumidor, dizem especialistas

Nenhum comentário: