quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Apagou Bauru!

A edição de hoje do Jornal da Cidade de Bauru foi sensacional. Merece prêmio de capa histórica. Talvez tenha sido a edição que mais fez jus ao slogan do jornal "o melhor jornal do nosso mundo".



Embora eu esteja ironizando, o jornal publicou uma reportagem relembrando o blecaute de 1999. Diz o texto:

"Estudo do Inpe divulgado pelo JC neste ano desmente a versão divulgada pelas autoridades do setor elétrico na época do blecaute, no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Para chegar a essa conclusão, o Inpe usou um programa que indica a probabilidade de um raio não-identificado pela rede nacional que detecta esses fenômenos ter ocorrido em local e horário determinados.

Após analisar os dados meteorológicos do dia do blecaute (11 de março de 1999), o programa mostrou ser zero a chance de um raio ter atingido a região. O ministro de Minas e Energia na época do blecaute, Rodolpho Tourinho, minimizou as conclusões do estudo. “O importante era detectar as causas e tomar providências. Isso foi feito”. Ele negou que o governo tenha mentido. Disse que a informação sobre o raio partiu do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O órgão e o ministério não comentaram o estudo."
(Leia a íntegra aqui)

Interessante a fala do ex-ministro: "o importante era detectar as causas e tomar providências. Isso foi feito". Sem dúvida reestabelecer o fornecimento é a coisa mais importante quando está na escuridão, mas depois é preciso saber as causas... ou não?

O estudo do INPE foi divulgado dez anos depois do blecaute e é enfático, não houve raio. Portanto a pergunta "o que provocou o blecaute?" permanece sem resposta.

É possível rever a entrevista coletiva com o ministro de Minas e Energia da época. Ele disse: "(...)a queda de um deles, a queda de um raio na subestação".

Pelo menos desta vez já se sabe que mais de 70 raios cairam na região de Itaberá (SP), local apontado pelas autoridades como a área onde as linhas de transmissão cairam. No entanto, continuamos sem saber o que provocou a queda do sistema. Será que em 2019 saberemos a resposta?


* embora escura, minha foto foi publicada na galeria do Vc no G1 :-)

Nenhum comentário: