segunda-feira, 28 de maio de 2007

Faltou um pequeno detalhe...

Entre todos os sites que visitei buscando informações sobre o fim das transmissões da RCTV, apenas 2 trouxeram dados referentes a punições sofridas pela emissora antes do governo Chavez.

Com informações da Agência Telam, a Agência Brasil da Radiobrás informa que "a RCTV é o canal de tevê com maior quantidade de infrações e suspensões de transmissão entre 1976 e 1989, todas realizadas por governos anteriores à administração Chávez. Em 1976, durante a gestão de Carlos Andrés Pérez, ficou fora do ar por três dias por difundir notícias consideradas falsas e tendenciosas. Em outra oportunidade, o então presidente Luis Herra Campis a fechou por 36 horas por programação “sensacionalista". O mesmo presidente, em 1981, repetiu a atitude por 24 horas, por transmissão de cenas tidas como pornográficas."

Outro site que noticiou as suspensões da RCTV foi o Último Segundo do iG, com informações da AFP em matéria complementar sobre o encerramento das transmissões.

Todos os outros sites, mesmo entre aqueles que utilizaram as informações da AFP, não mencionam uma única linha sobre as sanções sofridas pela emissora anteriormente. Entre os portais pesquisados estão Terra, Uol, Folha, BBC Brasil, O Globo, G1, Estadão, Reuters e CNN.

Ficar fora do ar por 36 horas por programação sensacionalista é um mero detalhe, e já faz tanto tempo...

Neste momento a RCTV deixa de transmitir em sinal aberto. Segundo a estatal VTV, a RCTV deverá voltar a transmitir no dia 1º de junho como canal a cabo. A nova tv já está no ar.

A presidente da TVes, Lil Rodríguez, em discurso no início das transmissões da nova emissora.

Nenhum comentário: