terça-feira, 1 de maio de 2007

Liberdade de Imprensa piora no Brasil

A organização não-governamental Freedom House, fundada em 1941 nos Estados Unidos, divulgou hoje o relatório sobre liberdade de imprensa em 195 países.

Para avaliar o grau de liberdade, a Freedom House estabeleceu uma pontuação que varia de 0 (mais livre) a 100 (menos livre) e três classificações: livre, parcialmente livre e não-livre.

Segundo o critério da ONG, a Finlândia seria o país com maior liberdade de imprensa totalizando 9 pontos. Em último lugar está a Coréia do Norte, com 97 pontos. Dos 195 países estudados, 38% foram considerados livres. Parcialmente livres correspondem a 30% e os não-livres, 32%.

O Brasil atingiu 42 pontos, sendo classificado com parcialmente livre. A ONG atribui a piora do país, que no ano passado tinha 39 pontos, ao aumento da criminalidade. Apesar de ter pontuação pior que a da Bolívia e do Ecuador, o Brasil está a frente da Argentina, México e Colombia.

Entre os países da América do Sul, apenas Chile, Uruguai, Guiana, Guiana Francesa e Suriname figuram como livres. Já a Venezuela foi considerada como país de imprensa controlada. A polêmica disputa entre a RCTV, grupo de mídia privado, e o governo de Hugo Chavéz com certeza tiveram grande peso na pontuação. Países como o Iraque e Afeganistão, apesar de também serem considerados não-livres, estão melhores classificados do que a Venezuela.

O relatório completo, gráficos e o histórico da pesquisa podem ser acessados no site da Freedom House.

Nenhum comentário: