sexta-feira, 11 de maio de 2007

Uma privatização a menos...ou não?

O Banco do Brasil (BB) e o Banco do Estado de Santa Catarina (BESC) comunicaram que a Secretaria do Tesouro Nacional estuda a incorporação do banco catarinense ao BB.

Federalizado em 1999, o Besc é um dos poucos bancos estatais remanescentes da era FHC. Assim como o Banespa, privatizado em 2000, o Besc deveria ser vendido, mas ao que tudo indica ele será incorporado ao Banco do Brasil.

O anúncio feito pelos bancos não dá detalhes de como será a operação, uma vez que esses dados estão sob responsabilidade do Tesouro Nacional. No entanto, manter o Besc como banco público fazendo parte do BB não significa ter práticas diferentes dos bancos privados.

Em nota publicada no dia 7 de maio, o banco anuncia medidas como "Aperfeiçoamento do modelo de gestão" e "Centralização dos processos de suporte operacional, com racionalização de recursos de infra-estrutura e logística". Na prática, isso significa o fechamento de departamentos e realocação de funcionários, incluindo programas de "afastamento voluntário ou aposentadoria antecipada".

Os resultados financeiros apresentados pelo banco está entre um dos melhores do sistema financeiro e isso se reflete na valorização das ações, hoje cotadas acima dos R$ 70,00. Até o ano passado, quando o BB passou a fazer parte do Novo Mercado da Bovespa, as ações eram vendidas por volta de R$ 50,00.

Fazer parte do Novo Mercado é sinal de que a gestão do banco é profissional, adotando práticas de transparência aos investidores e diminuindo as ingerências políticas. E aí cabe alguns questionamentos:

- o Banco do Brasil está vivendo um novo paradigma das empresas estatais, sendo gerida sem interferência política, apresentando lucros e fazendo cair por terra a teoria neoliberal de que estatais devem ser vendidas, pois trazem prejuízos, são fontes de corrupção e interferem no mercado?

ou

- adotar a mesma política dos bancos privados seria uma preparação para a privatização?

e ainda:

- qual é o papel que deve ser desempenhado por um banco público, mas comprometido com a iniciativa privada?

Além do Besc, ainda permanecem como bancos estaduais o Banrisul (RS), Banestes (ES), BASA (AM, também federalizado) e Banpará (PA). O restante foi incorporado por Bradesco, Itaú, Real ABN, Santander...

Nenhum comentário: