domingo, 27 de maio de 2007

TV Pública ou TV Estatal?

O que diferencia uma emissora de tv pública de uma emissora estatal? As duas são a mesma coisa?

Em teste, a tv pública deve ser independente, possuir autonomia para definir seu orçamento e linha editorial com base no interesse público e na promoção dos direitos humanos, educação e diversidade cultural, sem sofrer influência de empresas ou partidos políticos.

Já uma emissora estatal terá sua linha editorial definida por quem ocupa o governo ou o partido majoritário. Também promoverá ações de cunho social, cultural e educativo, mas sobretudo será utilizada para mostrar as ações do governo.

Com o fim da concessão da RCTV, Hugo Chavez pretende utilizar o Canal 2 para colocar no ar a emissora pública TVes, Televisora Venezolana Social. A nova emissora utilizará os mesmos equipamentos da RCTV para as transmissões iniciais, incluindo antenas e transmissores conforme decisão do Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela.

A VTV, Venezolana de Televisión, canal estatal que chegou a ser tirado do ar quando Chavez sofreu tentativa de golpe de Estado em 2002, exibiu as primeiras imagens que devem ir ao ar assim que a TVes começar a operar.



Nenhum comentário: