sábado, 7 de julho de 2007

Faça mais. Use menos

Pode parecer piada, mas um dos patrocinadores da transmissão do Live Earth no MSN é a Chevy. A Chevy é uma das marcas pertencentes ao grupo General Motors (GM), que no Brasil utiliza a marca Chevrolet.

Parece piada, pois um dos maiores emissores de monóxido de carbono (CO) no planeta são os automóveis. E não faz muito tempo, a General Motors era a maior fabricante de automóveis do planeta. Perdeu o primeiro lugar para a japonesa Toyota.

Entendo que muito se fez para reduzir a poluição causada pelos carros. Mas será que os fabricantes teriam tido essa preocupação se não existissem leis e regulamentações para que isso fosse feito? Ou será que a General Motors quer vender mais carros, para que menos pessoas os utilizem?

A partir da década de 70, os fabricantes foram obrigados a rever a tecnologia utilizada, passaram a instalar catalisadores e a gasolina tinha menor octanagem. O Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, é um dos que possuem leis mais rígidas em relação a emissão de poluentes. Foi lá que a GM testou o EV1, primeiro carro elétrico fabricado em série no mundo. Teve uma vida curta, sendo produzido entre 1996 e 1999. O fim do carro deu origem ao filme "Quem matou o carro elétrico" (Who killed the electric car?).

No Brasil, a criação do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE) foi fundamental para que a emissão de poluentes fosse reduzida. Em 1980, um carro de passeio emitia, em média, 54,0 g/km de CO. Cinco anos depois a emissão média era de 28,0 g/km (valores de um carro movido a gasolina). Atualmente, um carro com motor bi-combustível emite entre 0,39 a 0,46 g/km. Os dados são do PROCONVE.

Para a Chevy, o lema é: Faça mais. Use menos (Do more. Use less). Infelizmente só chegaram a essa conclusão depois de tantos danos já causados...

Um comentário:

Nanael Soubaim disse...

Infelizmente somos nós os grandes e primários responsáveis por isso. Se boicotarmos aqueles que fomentam a mentalidade machista de que "carro elétrico é pra fresco", o cito decola.