sábado, 7 de julho de 2007

Já vi esse filme...ops, show de música

O engajamento de atores, cantores, entre outros artistas, em prol de uma causa humanitária não é novidade.
Antes do Live Earth, já ouve o Live Aid (1985), o USA for Africa (1985), o America: A Tribute to Heroes (2001). Com exceção do Tribute to Heroes, concerto idealizado pelo ator George Clooney para homenagear e arrecadar fundos para os bombeiros de Nova Iorque, todas as outras iniciativas são em prol de problemas mundiais.


Em 2005, o idealizador do Live Aid, Bob Geldof, organiza o Live 8, envolvendo um número maior de shows e um conceito diferente. O Live 8 queria chamar atenção para a reunião do G8 (grupo formado por EUA, França, Itália, Reino Unido, Alemanha, Japão, Canadá e Rússia). Não buscava apenas arrecadar recursos para financiar projetos de combate a fome na África, mas cobrava uma nova postura dos países mais ricos do mundo diante de um dos continentes mais pobres, alterando regras de comércio internacional.


Agora é a vez do ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, surgir com o Live Earth, para chamar atenção para a questão ambiental. Os concertos serão em Nova Iorque (EUA), Londres (Inglaterra), Sydney (Austrália), Rio de Janeiro (Brasil), Johanesburgo (África do Sul), Tóquio (Japão), Xangai (China), Hamburgo (Alemanha) e Istambul (Turquia).


Segundo o site oficial do evento, o Live Earth foi criado por Kevin Wall, produtor executivo mundial do Live 8. Al Gore é apresentado como parceiro do projeto. A iniciativa conta com a participação da Alliance for Climate Protection (Aliança Pelo Clima) e The Climate Group (o Grupo do Clima). Desde que Gore deixou o governo ele tem se dedicado ao tema. Já escreveu um livro, Uma verdade incoveniente. Pouco depois um filme com o mesmo nome foi lançado e ganhou o Oscar de melhor documentário.


O Live Earth prega a mudança de comportamento de indivíduos, sociedade, governo e empresas. Quem participa do "chamado" se compromete a trocar quatro lâmpadas comuns por lâmpadas eletrônicas (LFC), a comprar dispositivos e aparelhos eletrônicos que economizam energia, a utilizar meios de transporte público ou fazer rodízio de carros uma ou mais vezes na semana, desligar os aparelhos e lâmpadas quando eles não estiverem sendo utilizados e enviar o e-mail sobre o Live Earth para cinco amigos. Pronto! Seu nome será divulgado mundialmente, junto aos outros indíviduos que se comprometeram a fazer a mudança e assinaram a carta de compromisso.

O MSN vai transmitir os concertos ao vivo. Quem quiser acompanhar pode acessar http://liveearth.msn.com/concerts

A Globo detém os direitos de transmissão no Brasil. Seu canal pago Multishow vai transmitir os concertos ao vivo. Quem não tem tv por assinatura pode ver uma compilação das principais apresentações no domingo, 8, após o Fantástico.

Um comentário:

Anônimo disse...

i didn't understand a word you said but i really loved that music video. brings back the old times.