sábado, 15 de setembro de 2007

Profissão: ex-presidente

Fernando Henrique Cardoso concedeu uma entrevista a João Moreira Salles, da revista Piauí. A entrevista foi publicada na edição de agosto da revista.

Por ano, a Universidade de Brown nos Estados Unidos paga ao ex-presidente uma quantia de 70 mil dólares ao ano. Em troca, FHC deve passar pelo menos quatro semanas na universidade, ministrando aulas e orientando alunos.

FHC declara que recebe propostas para ministrar palestras por 40 mil dólares. Desse valor, 20% fica com o agente ("empresário") Harry Walker, o mesmo que assessora o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton.

Para ele, o país não tem perspectivas. “Que ninguém se engane: o Brasil é isso mesmo que está aí. A saúde melhorou, a educação também e aos poucos a infra-estrutura se acertará. Mas não vai haver espetáculo do crescimento algum, nada que se compare à Índia ou à China. Continuaremos nessa falta de entusiasmo, nesse desânimo”.

E reconhece o fracasso: "No meu governo, universalizamos o acesso à escola, mas pra quê? O que se ensina ali é um desastre. A única coisa que organiza o Brasil hoje é o mercado, e isso é dramático. O neoliberalismo venceu. Ao contrário do que pensam, contra a minha vontade”.

Escreve João Moreira Salles: 'Fernando Henrique é Cavaleiro da Ordem de Bath: “Minhas filhas podem se casar na catedral de Westminster, eu posso ser enterrado lá e tenho direito a tomar banho com a rainha”. Não pretende exercer o terceiro privilégio e tentou em vão convencer a filha Bia a fazer uso do primeiro. Quanto ao segundo, “já disse à Ruth: junto o meu dinheirinho e quando morrer vou pra lá de avião, direto pra Westminster”. Ele brinca, mas gosta das liturgias do Velho Mundo. No Brasil, seria difícil manter qualquer sonho hierático. “Parada militar no Brasil é pobre pra burro”, observa o homem que teve de presidir a oito festejos de 7 de Setembro. “Brasileiro não sabe marchar, eles sambam. Somos o povo menos marcial do planeta.” Chateação sem tamanho: “A cada bandeira de regimento, a gente tinha de levantar, era um senta-levanta infindável”, lembra-se com um esgar de pavor'.

No site a revista traz um link para um vídeo da campanha para a prefeitura de São Paulo, em 1985, mas o vídeo foi removido. Porém, há uma cópia dele:

2 comentários:

Anônimo disse...

bahh! não conhecia esse vídeo. então é de longa data que essa mulher se presta a ser chupim dessa turma? pensei que a estréia dela tinha sido quando disse que "tinha medo do Lula"...

eu li essa entrevista e, argh!, chega a dar enjôo. o FHC tem que se mudar de vez pra Inglaterra então. ô sujeitinho mais besta... o melhor de tudo foi dizer que era contra o neoliberalismo! haha!

ótimo post ;)

Unknown disse...

e pensar que tem muita gente com saudades dele...

obrigado pela visita!