sábado, 15 de setembro de 2007

Brasil não atinge meta da OMS

Quinta-feira fizemos as primeiras gravações em vídeo para o TCC. Foram mais ou menos três horas de gravação, incluindo duas entrevistas e alguns depoimentos.

Conversamos com Peter, um estudante alemão de geografia que veio ao Brasil fazer o TCC dele. Peter quer entender porque o país ainda não conseguiu superar a meta estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em número de casos de hanseníase.

A meta é ter menos de 1 caso a cada 10 mil habitantes. Ano passado, o Brasil registrou 1,41 casos. No entanto, a região Norte apresentou o índice de 3,78. O caso mais grave é Roraima, com 6,30.

São Paulo apresentou 1.959 novos casos em 2006. Isso representa um índice de 0,32 por dez mil habitantes. Os dados são da Secretaria de Vigilância em Saúde.

Em todo o continente americano, o Brasil é o país com a maior incidência da doença. Apenas Moçambique e Madagascar, no continente africano, possuem índices maiores do que os brasileiros.
Apesar dos altos índices envolvendo países de língua portuguesa, o site da OMS sobre a hanseníase não possui tradução em português. O site está disponível em inglês, francês, espanhol, chinês, árabe e russo.

Nenhum comentário: