domingo, 29 de julho de 2007

O Pan visto por outros olhos

Jovens fazem cobertura diferenciada do Pan-Americano

Textos, fotos, blogs, programas de rádio e vídeos de bolso. Esse é o resultado da cobertura dos Jogos Pan-Americanos realizado pela Equipe PapoPan (Projeto Autenticamente Protagonizado e Organizado Por Adolescentes e jovens iNovadores), que reúne 21 jovens da comunidade Cidade de Deus, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro (RJ).

O projeto tem como objetivo levar o Pan-Americano até as comunidades do Rio de Janeiro a partir da visão dos jovens. A jornalista e coordenadora do projeto, Cristina Uchôa, explica que a seleção dos participantes ficou a cargo da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e os únicos critérios para participação foram "estar no Ensino Médio, por possuírem um domínio maior da linguagem, e ter mais de 16 anos".

Uchôa conta que a proposta de trabalho é que em um curto espaço de tempo, ou seja, durante um evento específico, os jovens façam uma cobertura jornalística. "Para realizar o trabalho, eles recebem capacitação de texto e produção jornalística, fotojornalismo, rádioweb e vídeoweb. Isso acontece ao mesmo tempo em que a cobertura do Pan é realizada. Eles têm uma base, mas aprendem mesmo fazendo", explica.

Os participantes se dividiram e estão realizando, durante todo o mês, uma série de reportagens, que resultam em uma cobertura diferenciada que não se restringe apenas aos jogos. "Quando nos reunimos para selecionar o que seria pauta resolvemos que, além da cobertura esportiva, faríamos também uma pauta social. Falamos, por exemplo, dos protestos que aconteceram durante o evento na seção 'Enquanto isso, no Rio'", conta o jovem repórter, Marco Silva, de 20 anos.

"Foi interessante ver a dificuldade que os profissionais enfrentam para conseguir levar a informação para as pessoas. Além disso, agora tenho uma visão mais crítica sobre a mídia e posso ver as notícias com outros olhos", explica Silva.

Segundo a coordenadora, a mudança de visão dos participantes é notável e acontece de um dia para o outro. "Se compararmos, por exemplo, as primeiras fotos com as mais atuais, vemos uma grande mudança no olhar e na qualidade do material", diz.

Segundo ela, todos os participantes serão convidados para fazer parte da Agência ViraJovem de Notícias. A organização é liderada por uma equipe de jovens interessadas em aprender as práticas da Educomunicação e produzir notícias diárias com foco no universo jovem e nas pautas criadas por eles. "Se 10% deles participarem da agência é um ganho, mas nosso interesse não é formar jornalistas e sim cidadãos", diz Uchôa.

O projeto é promovido pelo Projeto Viração, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Ministério da Justiça e o Ministério do Esporte. Toda a cobertura realizada pela Equipe PapoPan pode ser encontrada no site: http://www.revistaviracao.com.br/agencia. (Envolverde/Aprendiz)

Publicado originalmente pela Envolverde no endereço: http://envolverde.ig.com.br/materia.php?cod=34939&edt=28
(© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.)

Nenhum comentário: