terça-feira, 31 de outubro de 2006

Madrigal Anima completa quinze anos

Grupo musical criado pelo professor e regente Irandi Fernando Daroz, da Universidade do Sagrado Coração (USC), de Bauru, o Madrigal Anima completou quinze anos de existência. Para comemorar o aniversário, o grupo apresentou um concerto no último dia 21 de outubro, no Teatro Véritas.

O restante da matéria está publicada no Mundo Digital.

segunda-feira, 30 de outubro de 2006

A mídia é esquerdista!

De vez em quando eu começo a pesquisar na internet e de repente me encontro em sites que nada tem a ver com aquilo que eu pesquisava.

Hoje fui parar no site Mídia sem máscara. O nome é interessante, pensei encontrar reportagens e artigos com ponto de vista diferente do que encontramos no grandes veículos de comunicação. Realmente há pontos de vistas diferentes e fiquei perplexo com o que li.

O editorial já indica o que encontraremos ali: "MÍDIA SEM MÁSCARA é um website destinado a publicar as idéias e notícias que são sistematicamente escondidas, desprezadas ou distorcidas em virtude do viés esquerdista da grande mídia brasileira."

Viés esquerdista da grande mídia? É isso mesmo? O Estado de São Paulo é esquerdista? Não, deve ter algum engano. Continuei lendo: "A esquerda brasileira se prevalece da total ignorância popular sobre a história do movimento comunista para nos impingir, a título de "direita", a sua própria ala direita, isto é, o tucanato. Tudo o que esteja portanto à direita do tucanato já não é uma direita legítima - é uma facção marginal, criminosa, que deve ser reprimida, calada e excluída da vida pública... em nome do pluralismo e da democracia.

Toda a mídia nacional é instrumento dócil a serviço dessa manobra. O pior é que, ao mesmo tempo, os jornais que a isso se prestam são ainda rotulados de "conservadores" pela própria esquerda, que assim se serve gostosamente de instrumentos "acima de qualquer suspeita".

Agora entendi... o Estadão é comunista, mas é rotulado de conservador para não levantar suspeitas...

Viva a democracia da Internet. Cada um pode expressar suas idéias, por mais absurdas que elas possam ser.

As forças armadas do Brasil, onde é que estão?



O discurso do senador Antônio Carlos Magalhães foi feito no dia 6 de junho de 2006, dia em que o Congresso Nacional foi alvo de protestos do Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MLST).

Sem querer julgar o protesto, quero chamar atenção ao discurso do senador. É com essa oposição que Lula fará alianças?

domingo, 29 de outubro de 2006

Competência tecnológica

Foto: Marcello Casal Jr/ABr
A poucos instantes o presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva declarou que o Brasil mostra sua competência tecnológica: "O Brasil fazer uma eleição que termina às 17 horas e às 20 horas a gente já saber o resultado de quase todo o território nacional é muita competência tecnológica e muita competência inclusive da Justiça eleitoral brasileira."

Nenhum país conseguiu realizar um processo eleitoral de forma tão rápida e com tantos eleitores como o Brasil.

Diante de tanta competência tecnológica, porque optamos pelo padrão japonês de TV Digital e não pelo padrão brasileiro?

Lula vai buscar aliança com a oposição

Foto: Marcello CAsal Jr/ABr
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou hoje, um pouco depois de sair da seção eleitoral, que vai buscar alianças com a oposição. As informações são do Portal Terra.

Das 321 ações ajuizadas no Tribunal Superior Eleitoral, desde o início da campanha no rádio e tv em 15 de agosto, 145 são referentes a ações movidas contra as coligações Por um Brasil Decente (PSDB/PFL) e A Força do Povo (PT/PRB/PC do B).

São ações que pedem desde direitos de resposta até a impugnação da candidatura do adversário. Diante de tanta disputa, seja na Justiça ou na Câmara dos Deputados e no Senado, será muito difícil Lula conseguir formar alianças com a oposição.

Prepare-se, porque o segundo mandato de Lula será complicado...

PS: às 19h06 o TSE divulgou que Lula está reeleito, 82,28% dos votos já foram apurados.

sábado, 28 de outubro de 2006

Os meus sonhos foram todos vendidos...

Ideologia foi lançada em 1988, no álbum de mesmo nome e que trazia músicas como Brasil ("Brasil / Mostra tua cara / Quero ver quem paga / Pra gente ficar assim / Brasil / Qual é o teu negócio? / O nome do teu sócio? / Confia em mim") e Vida Fácil ("Tim-tim! / A tua corte agradece / Um brinde! / O nosso astro merece / Ao teu fã-clube fiel / Dá autógrafo em talão de cheques").

O álbum foi gravado logo depois de Cazuza voltar ao Brasil, em dezembro de 87. O músico passou três meses nos Estados Unidos fazendo tratamento para a AIDS. Sobre o álbum, Cazuza disse:

"Quando fiz "Ideologia", nem sabia o que isso queria dizer, fui ver no dicionário. Lá estava escrito que indica correntes de pensamentos iguais e tal… A música, por sua vez, é muito pessimista, porque, na verdade, é a história da minha geração, a de 30 anos, que viveu o vazio todo. É meio amarga porque a gente achava que ia mudar o mundo mesmo e o Brasil está igual; bateu uma enorme frustação. Nos conceitos sobre sexo, comportamento, virou alguma coisa, mas deixamos muito pelo caminho. A gente batalhou tanto e agora? Onde chegamos? Nossa geração ficou em que pé?"

domingo, 22 de outubro de 2006

Dúvida eleitoral

Foto: Antonio Chahestian/Record




Votar é um ato muito importante. E muito difícil. Afinal, em quem votar?


Pensei em votar no Branco, mas posso ser considerado racista. O Branco é apático, pálido... Talvez não seja a melhor opção.


Então vou votar no Nulo. Será? O Nulo é tão insignificante, um zero à esquerda...


Será que até o dia 29 conseguirei decidir?





PS: Isso é um texto de ficção, não dá para classificar de crônica, mas enfim... é ficção. Além disso a foto é ilustrativa, qualquer semelhança ou relação com o texto faz parte da sua interpretação :-)

Abraçado ao meu rancor

"Mas da classe média você não vai escapar, seu. A armadilha é inteiriça, arapuca blindada, depois que você caiu. Tem anos e anos de aperfeiçoamento, sofisticação, tecnologia, ah o cartão de crédito, o cheque especial, o financiamento do telefone, da casa própria e do resto da merdalhada que for moda e, meu, sem ela você não vive. Não respira, é ninguém. Ou melhor, é nada: você já virou coisa no sistema. E não pessoa. Dane-se! Futrique-se meu bom, meu paspalho, pague prestação pelo resto da vida. E o carro, é preciso carro. Os donos da arapuca querem você comprando. Compre. E de carro. Ande de carro, ouça música e veja filmes no carro, coma no carro e trepe ali. Namore, noive e ame ali, enquanto vê os filmecos dos drives."

João Antônio, Abraçado ao meu rancor.

João Antônio escreveu esse texto em um tempo que não existia telefone celular nem cd player com MP3 ou DVD para carros...

O texto foi escrito em 1986. Dia 31 completa dez anos da morte de seu autor.

Um ano e... 48 parcelas para pagar

Outubro é mês de aniversário da minha independência do transporte coletivo urbano e da minha dependência financeira. Explico: faz um ano que comprei um carro e me livrei de andar de ônibus, mas como não tinha o dinheiro todo financiei em várias prestações...


Foi uma decisão difícil, muita pesquisa e espera até cometer a loucura de assinar o contrato de financiamento. E passada a euforia de poder ir para qualquer lugar, veio uma sensação estranha. Uma sensação de que estava rendido ao mundinho capitalista, egoísta e individualista por deixar de usar um transporte coletivo para andar no MEU carro, comprado e pago em várias prestações com o MEU dinheiro.


A crise ficou pior depois de ler "Abraçado ao meu rancor", de João Antônio. Eu não estava apenas rendido ao mundo capitalista, agora eu faço parte da "classe mérdea"...

segunda-feira, 9 de outubro de 2006

Entre Dramas e Folias

A Companhia de Dramas e Folias tem quase vinte anos. Desde a sua criação, em 1987, na cidade de Bauru, o grupo luta para driblar as dificuldades de se fazer teatro no Brasil. Atualmente possui apenas cinco integrantes e busca trabalhar com cultura popular e linguagem de teatro de rua.

Quer ler o resto? Clique aqui!

Olhando para a lente da verdade

Clodovil, o terceiro deputado federal mais votado em São Paulo, já declarou não ter nenhum projeto para propor no congresso. Até aí, nenhuma novidade, afinal nem os candidatos a presidência parecem ter alguma proposta real.

O novo parlamentar concedeu entrevista para o jornal argentino "Perfil" e afirmou "Vou aprender com os políticos com experiência, mas não me ensinarão a roubar porque eu, por pouco, não vou me sujar. Tudo dependerá de quanto me ofereçam para votar os projetos do governo". E o senhor pretende se sujar por quanto?

"Cada um pesa o dinheiro em sua própria balança. Eu não resolverei os problemas de ninguém. Aqueles que votaram em mim acreditando que eu iria solucionar os seus problemas se enganaram, isso é uma bobagem digna de quem foi mal colonizado".

Terminou? Não... Clodovil é sincero demais para falar meias verdades: "Não me interessa ser aplaudido por um mendigo que nada entende porque não tem o que comer, quero que me aplaudam os que têm os neurônios bem alimentados."

Neurônios bem alimentados ou a conta bancária recheada?

A reportagem é da Folha, quem quiser conferir o original pode acessar http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u84907.shtml

Nada como a "lente da verdade*" para saber o que pensa Vossa Excelência...

* No programa apresentado por Clodovil na extinta Rede Manchete, Clodovil costumava pedir para o entrevistado olhar para a câmera e responder para a lente da verdade alguma pergunta mais indiscreta...
A foto é de Clodovil durante a apresentação do programa "A casa é sua" na Rede TV!, em 2004.

domingo, 8 de outubro de 2006

Piloto da vez

Ontem conheci uma campanha chamada Piloto da Vez. Na verdade é uma iniciativa que já tem algum tempo em São Paulo e outras capitais e uma fabricante de whisky resolveu usar como estratégia de marketing. Foi a primeira vez que vi uma campanha do tipo aqui em Bauru.

A idéia é muito simples: quando sair pra balada, uma pessoa do grupo se compromete a não beber e a levar todo mundo pra casa. E aí se faz o revezamento de quem não vai beber para a próxima balada.

Uma idéia simples capaz de evitar acidentes e mortes. Boa parte dos acidentes e atropelamentos são causados por erro humano, e muitas vezes provocado pela bebida alcóolica.

Tem gente que se acha o máximo quando sai bêbado e consegue chegar em casa inteiro. Até o dia que provocar um acidente...

A Ambev também lançou campanha semelhante, usando o boomerangue como símbolo. "É mais divertido ir e voltar" é o slogam da campanha e a escolha pelo boomerangue é óbvia :-)

Se você acha que beber com moderação é um porre e prefere tomar todas até cair, a escolha é sua. Só não mate pessoas inocentes...